domingo, 4 de março de 2012

Constipação intestinal

          A Constipação intestinal, comumente chamada de "prisão de ventre" é um problema que afeta 20% dos brasileiros, as mulheres são as mais afetadas, principalmente na faixa etária de 40 a 49 anos, após os 60 anos o problema se acentua (Sociedade Brasileira de Gastroenterologia).
            Outro dado importante é a influência dos pais aos filhos, se um dos pais tem prisão de ventre, as chances de seus filhos terem também é de 20%. Se o outro parceiro também sofrer com o problema, o percentual pode chegar a 50%. Antes que alguém culpe a genética, os médicos alertam: nesse caso, os genes são inocentes. A transmissão do distúrbio de pai para filho é provocada pelos hábitos alimentares da família.
            O desconforto e incômodo são causados pela diminuição do trânsito intestinal. Uma vez que a passagem das fezes ao longo do intestino grosso é muito lenta, nestes casos, as fezes, já que são pouco volumosas, ainda se tornam mais endurecidas e secas. O resultado é que o ato de defecar se torna pouco frequente (3 a 7 dias) e muitas vezes doloroso.
            Inúmeros fatores estão relacionados com a prisão de ventre. Ao excluir as causas relacionadas com doenças específicas, as mais comuns são: fatores hereditários, sedentarismo, uso de certos tipos de medicamentos, estresse emocional, alimentação rica em gordura animal e alimentos processados, pobres em fibras, baixa ingestão hídrica e sedentarismo.
            Hábitos ruins, como postergar a ida ao banheiro, podem causar prisão de ventre. O uso excessivo de enemas e laxantes pode, com o tempo, interferir na capacidade de contração natural do cólon.

Dicas para tratar:

O controle alimentar é o primeiro passo para a correção do problema.
Aumente o consumo de água. Consuma no mínimo de 8 a 10 copos por dia;
Substitua alimentos refinados por integrais como pães, arroz, biscoitos e macarrão;
Selecione melhor as frutas que você usa: mamão, ameixa, manga, laranja, melancia, são sempre boas opções. Evite a goiaba e a banana prata;
Utilize a linhaça nas preparações. A linhaça deve ser adquirida inteira e liquidificada na hora de usar;
Faça de 5 a 6 refeições por dia, se alimentando de 3 em 3 horas, em pequenas quantidades sem esquecer das principais refeições. Mastigue muito bem os alimentos;
Aumente o consumo de verduras, legumes e frutas. Estes são ricos em fibras, importantes para um bom funcionamento intestinal;
Consuma iogurte, coalhada ou leite fermentado diariamente;
Consuma frutas de preferência com casca e bagaço;
Faça atividade física regularmente. Este ajuda a manter bons movimentos do peristaltismo intestinal;
Estabeleça horários regulares para ir ao banheiro, sendo estes em momentos tranquilos;
Controle o estress e a ansiedade. Muitas pessoas que apresentam crises de cosntipação intestinal durante estes momentos. 
 
Para maiores informações consulte o Nutricionista.
Bem estar e qualidade de vida: Alimente esta idéia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário