terça-feira, 19 de novembro de 2013

Termogênicos naturais

O consumo de alimentos termogênicos aliado à uma dieta regrada e prática de exercícios físicos é um importante fator que auxilia na perda de peso. Esses alimentos são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico.
As substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem ajudar no emagrecimento.
Contudo, os termogênicos possuem algumas restrições: quem tem hipertireoidismo não deve ingeri-los, visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular, para crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, hipertensos, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar desses alimentos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia.  Por isto, a importância de um acompanhamento com Nutricionista para iniciar qualquer dieta.
Destaquei a seguir alguns alimentos naturalmente termogênicos:

Pimenta Vermelha

Esse tipo específico de pimenta é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica se ingerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero. Também contribui para a retirada de gorduras das artérias. No entanto, tome cuidado: o ingrediente é contraindicado para quem sofre de gastrite ou hemorroida.

Chá verde (Camellia sinensis)

Assim como a pimenta, esse chá favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estimulo metabólico devido ser rico em cafeína e catequinas. Também ajuda na desintoxicação, combate a retenção de líquidos e dos radicais livres - responsáveis pelo envelhecimentoPara que o efeito aconteça é necessário o consumo mínimo de cinco xícaras de chá por dia durante três meses. Mas, cuidado: quem tem insônia não deve ingerir o chá verde na parte da tarde ou noite. 


Canela

Possui alto teor de cálcio, um mineral importante para o emagrecimento, já que aumenta o metabolismo basal. Além da ação estimulante, age como facilitadora da digestão e combate a flatulência. Também auxilia o tratamento de problemas de pele. Você pode consumir em chás, pode ser salpicada diariamente em temperos de pratos doces e salgados.

Gengibre



Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. O gengibre pode ser consumido de diversas formas: cru, em marinadas para temperar carnes, aves e peixes, e ainda fica ótimo em molho de tomate, sopas de legumes, chá e sucos.





Linhaça

Acelera a queima calórica e regulariza o funcionamento do intestino. Ela também proporciona o aumento da defesa orgânica e reduz o ritmo de envelhecimento celular, prevenindo várias doenças.


Cafeína


A cafeína é um importante estimulante do sistema nervoso central. Ela é muito utilizada em suplementos alimentares, inclusive em suplementos termogênicos, pois aceleram o metabolismo e dão mais pique aos treinos.  Em nível metabólico, os pesquisadores acreditam que a cafeína é um antagonista da adenosina e, ao contrário do efeito sedante, provocam um efeito estimulador. Café, chás, chocolate, guaraná são algumas bebidas que possuem cafeína.


Ômega 3


Presente em peixes como salmão, sardinha e atum, o ômega 3 aumenta o metabolismo basal, reduz a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo. O ideal é consumir três porções por semana.



Cacau


Possui propriedades estimulantes e antioxidantes devido ao seu teor de cafeína e polifenóis. A combinação dessas substâncias faz bem ao coração, à circulação sanguínea e contém atividade antialérgica, antiviral e anti-inflamatória. Uma barra pequena de chocolate amargo (25 a 30g) é quantitade diária que pode ser consumida.




Água gelada

Sim, até mesmo a água gelada pode te ajudar a emagrecer! Ao ingeri-la, seu organismo gasta energia para elevar a temperatura até a adequada para o corpo (entre 36º e 37ºC). No entanto, o efeito é muito leve. Para melhores resultados, ingira oito copos de água por dia, pois essa medida pode aumentar seu gasto calórico em até 200kcal.





Bem estar e qualidade de vida: alimente esta idéia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário