domingo, 4 de agosto de 2013

Mitos e verdades da Nutrição infantil!!!


Suco de beterraba acaba com anemia?





Não. Uma xícara de beterraba ralada possui, pasme, apenas 0,8 miligrama de ferro. A criança anêmica tem que consumir todo dia 5 miligramas do mineral para cada quilo de peso, durante três meses. Já um bife pequeno de fígado tem, em média, 8,5 miligramas desse nutriente.





Posso colocar todos os dias um bolinho desses comprados prontos na lancheira do meu filho?


Se for sem recheio nem cobertura, vá em frente. Eles são ótimas fontes de carboidratos. Mas, se pertencer à categoria dos recheados, a coisa muda de figura. Para obter a consistência cremosa, os recheios são produzidos com gordura hidrogenada, verdadeiro veneno. Em altas quantidades, leva à obesidade e ao aumento do colesterol (sim, criança também pode acumular essa substância nas artérias). Para variar, experimente substituir os bolos por bolachas salgadas ou um sanduíche.


Crianças de qualquer idade podem comer frutos do mar?




De jeito nenhum. Por uma questão de segurança, espere que complete 2 anos. Os principais riscos são a intoxicação alimentar e as alergias.  No caso de história de alergia na família, oferecer com cautela.







Café faz mal para os baixinhos?


A bebida não é das mais indicadas, porque a cafeína pode deixar a criança agitada. Porém, uma xícara pequena de café puro por dia não faz mal a ninguém, para alívio das mães que não abrem mão do pretinho misturado com o leite. Se você já ouviu dizer que ele prejudica a absorção de cálcio, saiba que não há razão para se preocupar. A quantidade de cafeína presente em um copo de café com leite é tão pequena que não interfere na retenção do mineral pelo organismo. Contudo é bom evitar o consumo a noite, próximo a hora de dormir.


O leite de soja pode substituir o de vaca?


Não. Apesar de no mercado a maioria das marcas serem suplementadas com cálcio, este não é grande problema. O leite de soja, como todo produto a base de soja, possui fitoestrógenos que podem alteram o sistema hormonal, os estudos científicos ainda não são conclusivos quanto ao seu uso, entretanto, os problemas apontados são puberdade precoce e surgimento de ginecomastia (crescimento das mamas). Além da soja possuir muito alumínio e poder causar intoxicação. No caso de crianças com intolerância à lactose o leite indicado é os que tem baixo teor de lactose. O leite de soja é proibido para crianças menores de 6 meses, pois é um potencial causador de alergias. O leite de soja tem sido utilizado em alguns casos de alergia à proteína do leite de vaca, sob prescrição por nutricionista.


Leite fermentado ajuda a combater a diarreia?






Sim, os lactobacilos presentes no leite fermentado competem com as bactérias nocivas no organismo, modificando e colonizando a flora intestinal com germes benéficos. Assim, o consumo desse tipo de bebida pode abreviar a duração da diarreia
  Se o problema persistir, procure o pediatra.




Jantar muito tarde provoca sono agitado?







A chance de isso acontecer é grande, principalmente se a refeição for rica em gordura, que leva mais tempo para ser digerida, e a criança for para a cama logo depois de comer. Durante o sono, o organismo funciona mais lentamente e isso inclui a digestão. O estômago, então, fica mais pesado e chega a incomodar. Já uma refeição com baixo teor de gordura leva pelo menos duas horas para ser digerida. Após esse período a criança pode se deitar tranquilamente.




 Os macarrões instantâneos são liberados?




De forma alguma. O condimento que dá sabor e faz com que o prato seja um dos preferidos da garotada, contém grande quantidade de sódio, que leva ao aumento da pressão e à retenção de água. Além da massa ser pré-frita, deste modo muito gordurosa. O mesmo é valido para sopas prontas.



 É melhor comer frutas com ou sem casca?






O mais indicado é consumi-las com casca, quando possível, porque ela é uma ótima fonte de fibras. Contudo, as frutas devem ser muito bem lavadas  e higienizadas, como já orientado na matéria anterior sobre higienização.





Quantas vezes por semana doces e refrigerantes podem entrar no cardápio?






Depende. Se a criança estive com seu peso saudável, ofereça duas porções por semana. Caso ela esteja acima do peso é necessário que antes ela seja avaliada e as porções serão calculadas com base em um plano alimentar adequado para o peso e idade da criança. Esses alimentos devem ser oferecidos com muito mais parcimônia em caso de colesterol ou triglicérides altos ou mesmo hipertensão. Nestes casos, consulte o Nutricionista.













Bem estar e qualidade de vida: alimente esta ideia!




Nenhum comentário:

Postar um comentário