sexta-feira, 8 de agosto de 2014

COMBATE AO COLESTEROL!


Hoje é o dia Mundial de combate ao colesterol e acho importante destacar aqui orientações para prevenir e tratar a hipercolesterolemia. O colesterol presente no sangue é considerado aterogênico, isto é, capaz de se acumular e causar inflamação e lesão nos vasos sanguíneos. A aterosclerose é a principal causa de Doença Arterial Coronariana (DAC) e da mortalidade com esta relacionada. Por isso é tão importante o controle do colesterol plasmático na prevenção de doenças cardiovasculares. As gorduras provenientes da dieta são as principais causadoras da elevação do colesterol  e uma alimentação balanceada é de suma importância para nossa saúde e prevenção de doenças.
 
 
Achei importante colocar essa imagem pois fica mais fácil de entender a gravidade da doença. Como falei anteriormente, esse processo ocorre pela deposição de colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos causando inflamação e lesão, levando a fibrose do tecido. O crescimento da lesão está associado à redução do fluxo sanguíneo, que ocasiona menor oferta de oxigênio e nutrientes para o local vascularizado por estes vasos, no final do processo pode ocorrer a isquemia do local, isto é, lesão irreversível pela falta total de oxigênio e nutrientes ou desprendimento da placa de ateroma e consequente trombose (potencialmente fatal). A oclusão do vaso sanguíneo está relacionado ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Encefálico (AVC), doenças também potencialmente fatais.
 

Quando fazemos um exame de sangue, sempre vem: Colesterol total, HDL e LDL né? Também conhecidos como colesterol bom e mau. Então, O HDL, chamado de colesterol bom é responsável pelo transporte de colesterol presente nos vasos sanguíneos para o fígado, onde ocorre sua utilização para funções metabólicas ou formação de ácidos biliares (atuam na digestão das gorduras da dieta), por isso ele é chamado de "BOM", pois evita o acúmulo do colesterol nos vasos sanguíneos. Já o LDL, conhecido como colesterol mau, faz o transporte de colesterol do fígado para os demais tecidos. Grosseiramente, quando no exame apresenta LDL alto, indica que este excesso de colesterol está sendo depositado nos vasos sanguíneos. E se o HDL está baixo que não está tendo o transporte reverso do colesterol que previne seu acúmulo nas artérias.
Segue abaixo os valores de referência para exames laboratoriais:
 
 
 
O que precisamos evitar para prevenir o colesterol alto? O que devemos incluir na alimentação?? Abaixo algumas dicas:
 
 
 
No caso de Hipercolesterolemia diagnosticada você deve procurar o Nutricionista para tratamento dietético. Através de uma dieta rica em fibras, carboidratos complexo e gorduras boas (ômega 3, monoinsaturada) e pobre em açúcares e gorduras ruins (TRANS, saturada, colesterol) é possível reverter o processo inicial de aterosclerose, normalizar as taxas sanguíneas de colesterol, prevenir eventos cardiovasculares e em caso de DAC avançada fornecer qualidade de vida e prevenir novos eventos cardiovasculares.
 



 
Bem estar e qualidade de vida: alimente esta idéia!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário