terça-feira, 25 de setembro de 2012

O papel do Nutricionista na Equipe de Reabilitação e desenvolvimento neuropsicomotor

Ontem e hoje participei da IV Jornada de Reabilitação e Desenvolvimento Neuropsicomotor da UFRJ e VIII Jornada de Atenção integral ao desenvolvimento e reabilitação da SOPERJ na CCMN-UFRJ.
Eu e minha amiga Camila, Fisioterapeuta.

Foi uma experiência interessante entender a atuação dos outros profissionais dentro do processo de reabilitação, conhecer algumas técnicas e saberes. Neste contexto, refleti sobre o meu papel dentro desta equipe e quero compartilhar com vcs leitores!

Perfil dos pacientes


A prematuridade, a exposição intra-uterina a drogas (ex.: abuso de álcool e outras drogas pela mãe), eventos pré-natais e perinatais adversos (ex.: infecções congênitas, anóxia), a presença de uma enfermidade crônica, doenças genéticas, desnutrição, além de fatores ambientais e socioculturais, podem implicar em um maior risco de problemas e atrasos no desenvolvimento da criança.  


Papel da Equipe interdisciplinar

Inicialmente refleti sobre o trabalho em equipe que neste caso é essencial para recuperação clínica-cognitiva-motora-social dos pacientes. A prática e a integração de cada área do conhecimento (medicina, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, psicopedagogia, enfermagem) propicia um melhor aproveitamento do tratamento por parte do paciente e familiares.

Papel do Nutricionista

Dentro desta equipe reconheci que o papel do Nutricionista é promover a alimentação equilibrada para esses pacientes de forma viável através da educação nutricional e monitoramento contínuo do estado nutricional a fim de garantir a qualidade de vida, integração social, crescimento e desenvolvimento favoráveis. 
Destaca-se a avaliação nutricional que neste público é diferenciada, avaliar necessidade de suplementação de vitaminas e oligoelementos, oferta calórica  e de macronutrientes adequada (hipotonia x hipertonia) e monitoramento da evolução do estado nutricional através de curvas específicas de crescimento e perímetro cefálico, ganho de peso, exames bioquímicos, exame físico e história alimentar detalhada.


O que vocês acham?


Att,

Raquel Castro




Nenhum comentário:

Postar um comentário